Como falo ao meu filho de 7 anos, temos duas formas de aprender as coisas nessa vida. Uma é pelo Amor e a outra é pela Dor. Frase essa que não sei o autor, mas que dentro do ambiente do Empreendedor pode custar caro se aprender pela dor. Ser pequeno e médio empreendedor tem algumas vantagens frente a empresa de maior porte.
A tomada de decisões mais ágil pode ser uma delas, como pode ser um grande erro. Mas independente disso, o conhecimento do seu negócio é fundamental, conhecer sua Cadeia de Valores, seus concorrentes, seus fornecedores e dentro da sua estratégia, você está obtendo o melhor resultado? Além disso, em seu ambiente Financeiro, quais são seus custos totais? E suas Despesas? A pandemia afeta seu negócio diretamente de forma negativa em que sentido? Se você precisa estar aberto para vender, qual sua alternativa?
São muitas perguntas a serem respondidas, mas com Amor e respondendo uma por vez, chegaremos lá. Primeiro, qual é seu Faturamento? Quanto é seu percentual de Imposto sobre Vendas? E Seus Custos Variáveis? Assim sua Margem de Contribuição é? Custos Fixos e Despesas? Seu nível de endividamento Financeiro? Então sua empresa é lucrativa ou não?
Autor: Everton Brenda
Conteúdo: Finanças, Empreendedorismo, Pequenas e Médias Empresas, Plano de Negócios, Planejamento Financeiro.